Thursday, May 20, 2010

Para 3 Meninas




Imagem fortes, mas que infelizmente não serão publicadas. Aqui, e em toda a obra, segui um conceito minimalista, contrapondo a tendência mais poluída (e quase sempre com excesso de imagens porém pouco significante) com uma economia de simbolos. A idéia é criar uma tensão numa única corda (no caso tocaram três). Comentarei a idéia da "imagem pregnante" aqui logo mais, algo como a noção usada no cinema de "imagem controladora" - que norteia, ou antes, serpenteia através da direção de arte do filme... ou neste caso... livro.

Por isso amo trabalhar com LIJ, e neste título em especial, onde o tema emergia dos contos de fadas tradicionais, foi ótimo trabalhar uma iconografia que alivia a racionalidade. Assim se faz literatura em imgam. A imagem deve se apresentar de forma literária... e não literal.

Ok, mas infelizmente... isso não aparecerá mais desta forma. Os editores pediram um caminho mais literal. Trabalharei agora junto a escritora para conseguirmos algo que contemple tanto as necessidades editoriais quanto à profundidade que o gênero do contos de fadas demanda.